terça-feira, 8 de abril de 2008

Dinheiro, pra que dinheiro?

USP
Estudo: dinheiro traz felicidade

07 de Abril de 2008

Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), da Universidade de São Paulo (USP), desmente um velho ditado: sim, o dinheiro traz felicidade. O trabalho Economia e felicidade: um estudo empírico dos determinantes da felicidade no Brasil, de Sabrina Vieira Lima, analisou entrevistas de 2.931 brasileiros de todas as regiões coletadas pelo instituto americano World Values Survey entre 1991 e 1997.

Dinheiro, porém, não é a única fonte de felicidade. Mostraram-se mais satisfeitos também os brasileiros que estão empregados, casados e os homens. Quanto à religião, os católicos e os espíritas declararam-se menos felizes do que muçulmanos, hinduístas, budistas, ortodoxos, protestantes e judeus. "Isso não quer dizer que sejam infelizes. Apenas que, comparativamente com as outras religiões, são os que se diziam menos felizes", disse a economista ao Portal USP On-line.

Segundo a pesquisadora, a idéia de que dinheiro traz felicidade "tende a ter um peso maior para as pessoas que estão próximas da linha de pobreza". Ela diz ainda que a renda absoluta tem muito mais impacto na felicidade de uma pessoa do que a comparação entre os ganhos dela e de parentes, amigos e conhecidos: assim, ter alguma renda seria mais importante para a pessoa do que a comparação com seus pares.

Fonte: Veja Online.com.br


***

Esses pesquisadores são demais! Só faltam constatarem que sexo faz bem, que a guerra aumenta a mortalidade e que crianças criadas com avó em apartamento tem 95% de chances a mais de jogarem para o mesmo time do Leão Lobo.

Indicação: Cone Daniel Leão.

Por: Ismael Lima (boi)

Nenhum comentário: