terça-feira, 18 de março de 2008

Enquanto isso no mundo musical...


Depois de fazer a cabeça da galera com Karma Police, Creep, Fake Plastic Tree e tantos outros singles de sucesso mundial, os ingleses do Radiohead vêm ano após ano abusando com estratégias das mais ousadas possíveis.




No ano passado, a turma do Radiohead disponibilizou seu álbum na internet, oferecendo aos internautas a possibilidade de pagar o quanto eles acharem que as músicas valessem. A estratégia foi um sucesso, contrariando muita gravadora tradicionalista e músicos com posturas capengas (leia-se James Hetfield, vocalista do Metallica. Atentem-se ao fato que a critica está relacionada à postura do músico e não a qualidade musical da banda)

Radiohead agora está promovendo um concurso que dará US$ 10 mil ao melhor clipe feito pelos fãs. A exigência é que se faça uma animação gráfica de uma das faixas de “In Rainbows”, lançado em outubro ultimo. Maiores informações sobre o concurso, no site oficial da banda.

E é isso. Música para fazer a cabeça da moçada no século XXI tem que ter além de qualidade, muita estratégia mercadológica, criatividade no uso dos mais diversos recursos midiáticos e, claro, um pouquinho de sorte. Radiohead sabe bem disso e tornou-se sucesso mundial.

***

O problema da exploração da industria cultural no meio musical é que conseguem tornar KLB´s e NXZero´s da vida em vencedores de prêmios dos mais diversos e colocar suas pobres melodias e composições na mente de uma nação inteira.

***

curiosidade:

Uma idéia do grande caralho somado a um roteiro do grande caralho, aliado a um texto do grande caralho e, claro, com uma trilha do grande caralho, só poderia gerar um comercial DO CARALHO.






Por: Ismael Lima (boi)

Nenhum comentário: